Pular para o conteúdo principal

QUEM SOMOS

A Comunidade-Luz Figueira

A Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade - Federação Humanitária Internacional, além de um centro espiritual, é uma escola de vida e de formação, onde é incentivada a prática do amor desinteressado e do serviço à humanidade e ao meio-ambiente.

Fundada em 1987, localiza-se na zona rural de Carmo da Cachoeira, sul de Minas Gerais, Brasil.

Figueira oferece um ambiente propício para que as pessoas cresçam interiormente e desenvolvam aptidões que as ajudem a ser agentes da paz e do bem comum.

A Comunidade-Luz Figueira

Estar em Figueira é um desafio vivo e transformador, no qual somos convidados a ampliar nossa forma de ver o mundo e os acontecimentos, bem como a expressar novos padrões de conduta, pautados na fraternidade, na doação de si e na comunhão com toda a Criação.

Aqui, a vida grupal, os ensinamentos espirituais, a oração diária, a música devocional, o serviço ao próximo e as práticas autossustentáveis criam um campo permanente de aprendizagens e de experiências que favorecem nossa evolução.

Fundador

A Comunidade-Luz Figueira foi fundada pelo escritor e filósofo espiritualista José Trigueirinho Netto (1931-2018), nascido em São Paulo, Brasil.

Trigueirinho conduziu a concretização de Figueira para que as pessoas pudessem se dedicar ao aprofundamento da vida espiritual, ao despertar do amor crístico e ao aprendizado de novos padrões de conduta.

Ele assumiu essa tarefa com o propósito de colaborar para que fossem lançadas as sementes de uma Nova Humanidade, apta a viver em harmonia com toda a Vida criada por Deus.

Fundador

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

A Comunidade-Luz Figueira desenvolve suas atividades sob a orientação e o acompanhamento espiritual do Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo), atualmente composto por quatro membros consagrados da Ordem Graça Misericórdia.

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

Conferencista e autora de livros em que reflete sobre a situação planetária, sobre o papel da humanidade neste atual momento do Planeta Terra e sobre as amplas perspectivas dos seres humanos. É fundadora da Associação Maria e da Comunidade-Luz Fraternidade no Uruguai, além de co-fundadora da Ordem Graça Misericórdia.

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

  • Madre Maria do Salvador do Sagrado Coração

É Gestora Geral da Comunidade-Luz Figueira e da Casa Luz da Colina, da qual também é membro fundadora. Ambas as instituições se localizam em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, Brasil.

Em Figueira, está conduzindo um novo ciclo de revitalização e de ampliação, com o propósito de preparar a Comunidade-Luz para atender às necessidades dos próximos tempos.

Madre Maria do Salvador do Sagrado Coração

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

Imerso na vida monástica há mais de 25 anos, dedicou-se ao aprofundamento do silêncio interno. Residiu na Comunidade-Luz Figueira de 1989 até 2021, quando iniciou um período de desenvolvimento das Missões Humanitárias e de Emergências na Europa e na África. Atualmente, exerce a função de gestor geral da Fraternidade - Federação Humanitária Internacional e da Fraternidade - Missões Humanitárias Internacionais, acompanhando o desenvolvimento das 25 entidades filiadas, incluindo as Comunidades-Luz.

Conselho de Guia Permanente (Conselho Deliberativo)

  • Frei Supremo do Rei Jesus

Um dos membros pioneiros da Comunidade-Luz Figueira, trabalhou intensamente durante os anos de sua implantação. Caracteriza-se por sua instrução viva e espontânea.

Atualmente, é Conselheiro Educacional da Escola Parque Tibetano, em Carmo da Cachoeira, Minas Gerais, e coordenador da Comunidade-Luz Nova Terra, no Rio de Janeiro.

Frei Supremo do Rei Jesus

Conheça as áreas da Comunidade-Luz Figueira

Conheça as áreas da Comunidade-Luz Figueira

Formas de estar em Figueira

Em Figueira, todos são bem-vindos: os buscadores da verdade e do bem comum; aqueles que dão seus primeiros passos na senda interior; as famílias que procuram uma nova proposta de vida; aqueles que almejam se aprofundar cada vez mais em uma vida de cooperação e de colaboração mútuas.

Conheça as formas de estar em Figueira:

Colaboradores

São voluntários que participam da experiência na Comunidade-Luz, da vivência grupal e contribuem assumindo tarefas e algumas responsabilidades.

Colaboradores
Colaboradores
Colaboradores

Famílias

São pessoas que, sendo parte de um grupo unido por laços afetivos e sanguíneos, vivem um período em Figueira, assumindo tarefas que lhes permitem experienciar as propostas da vida grupal e espiritual.

Famílias
Famílias
Famílias

Residentes

São pessoas que escolheram dedicar integralmente suas vidas à Comunidade-Luz, ajudando a construir as bases de uma vida grupal fraterna, praticando o serviço abnegado e buscando o bem comum.

Residentes

Monastério

Essencialmente ecumênica, a Ordem Graça Misericórdia propõe uma vida consagrada, com base na vivência de votos monásticos e de Amor Crístico.

Monastério
Monastério
Monastério

Conheça outras Comunidades-Luz

Conheça outras Comunidades-Luz