Pular para o conteúdo principal
XI Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas na Comunidade-Luz Figueira: trocando sementes e experiências

Categoria: Agricultura sustentável

A Comunidade-Luz Figueira, em Minas Gerais — Brasil, sediou a XI edição da Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas do Sul de Minas, oferecendo uma programação cheia de atividades inspiradoras e instrutivas. O dia começou com uma apresentação do coral da Escola Parque Tibetano junto com o Coral das Comunidades-Luz, trazendo a alegria do germinar da semente para o público presente no auditório.

Frei Luciano, gestor geral da Fraternidade — Federação Humanitária Internacional, ministrou uma palestra logo após a apresentação do coral, que versou sobre uma nova forma de ver nossa relação com as sementes. O instrutor falou sobre a importância da manutenção dos bancos de sementes puras na conservação de matrizes genéticas para o futuro do planeta. A abertura foi transmitida pelo canal do YouTube da Editora Irdin.

Seguindo a programação da manhã, doze oficinas simultâneas aconteceram em várias tendas montadas na área externa de Figueira 2, fazenda que acolhe os eventos da Comunidade-Luz e o Setor de Sementes.

Entre fantoches e bolas de sementes, as crianças tiveram participação especial ao longo de todo o dia. Houve também uma oficina sobre a importância das Sementes Crioulas para os Povos Indígenas, e uma visita ao Campo de Sementes nas Terras do Sol, área da Comunidade-Luz que acolhe o Setor Plantios, onde foram observados os patamares agroflorestais implementados. A manhã terminou com um almoço vegetariano preparado pelo colaborador Luciano, chefe de cozinha que esteve presente especialmente para cozinhar para o evento.

Lázara, residente da Comunidade-Luz Figueira que participou da organização do evento, relata: “Foi uma alegria receber pela segunda vez a festa das Sementes, um encontro que levou alguns meses de preparação, para ver tudo que era necessário, como a comunidade poderia recebê-lo e como poderíamos ofertar as instalações que temos, para que cada pessoa que viesse, cada agricultor, cada participante, pudesse expressar o melhor que tem e receber o que precisa receber aqui”.

Feira de Troca

A gratidão do compartilhar foi a tônica da tarde, que reuniu cerca de 600 pessoas na praça principal de Carmo da Cachoeira, no sul de Minas Gerais — Brasil. Agricultores, agrônomos, estudantes e pessoas interessadas no assunto permutaram sementes crioulas de várias espécies, mudas e materiais produzidos artesanalmente, assim como essências aromáticas e produtos ecológicos.

Historicamente, o alimento migrou da natureza para a embalagem, e a sociedade perdeu um pouco a conexão com a origem do seu alimento. Então quando a gente faz um evento como esse, uma feira de troca, uma festa da semente envolvendo a sociedade, trazendo isso para dentro de uma cidade, para uma praça, isso é muito importante para as pessoas perceberem a relevância que as sementes possuem no seu dia a dia, a importância delas para a manutenção da nossa vida, e da nossa unidade com a Natureza” relata Luís Carlos, professor de Agronomia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, um dos organizadores do evento.

Débora, que é estudante de Engenharia Ambiental do Instituto Federal do Sul de Minas, compartilha: “Para mim, ter oportunidade de participar de um evento como esse é muito enriquecedor, porque tenho oportunidade de sair da minha bolha, conhecer realidades diferentes da nossa, me preocupar com o próximo, fazer por si mas também pelo outro, colher esse tipo de energia, para a gente como estudante é uma oportunidade única”.

O evento foi encerrado com chave de ouro por meio da entrega de certificados aos produtores rurais guardiões das sementes crioulas, valorizando o trabalho da agricultura familiar que não agride o meio ambiente.

Para manter-se informado de eventos como esses, siga-nos!

Notícias e artigos relacionados