Categoria: Saúde
Na Vida Criativa, uma das áreas da Comunidade-Luz Figueira, as manhãs de quinta-feira se iniciam com movimentos enérgicos, precisos, contemplativos e curativos. É o dia da aula de Qi Gong. Desde abril, a prática de Qi Gong e Tai Chi Chuan fazem parte da rotina da Comunidade-Luz. Atualmente, as sessões de Qi Gong são realizadas semanalmente em cada uma das áreas: Núcleo Coração Sagrado, Vida Criativa e Área Luz, Casa Luz da Colina, Terras da Irmandade, Figueira 2 e Figueira 3. A atividade acontece na Comunidade-Luz junto com muitas outras práticas que visam a elevação da consciência, tais como a música, a oração e o serviço.
“A prática do Qi Gong foi como uma revelação para os membros da Comunidade-Luz. Percebemos que através desta prática milenar, que é muito simples, é possível alcançar um estado interno de paz e equilíbrio. Como uma prática meditativa, ela ajuda a nos conectar com um estado interno de harmonia de uma maneira muito simples, e isso se torna uma ferramenta importante na hora de lidar com os desafios que possam surgir no dia a dia” - Compartilha Irmã Maria del Calvário, monja da Ordem Graça Misericórdia, que focaliza a atividade.
A prática foi introduzida na Comunidade-Luz Figueira por Alexandre Bastos, terapeuta e professor de Artes Corporais Orientais e Terapias Integrativas, que entre os dias 18 e 21 de abril, ministrou uma imersão nas Artes Corporais Orientais para os membros da Comunidade-Luz.
O curso teve como objetivo mostrar que todos podem conhecer e praticar técnicas simples de Qi Gong para equilibrar e harmonizar a circulação de energia no corpo:
“Entendo que a importância desta atividade para a Comunidade-Luz é aparelhar os seus integrantes com o conhecimento teórico e prático de técnicas terapêuticas auto-aplicáveis da Medicina Tradicional Chinesa para torná-los mais independentes e responsáveis pelos processos de cuidados com a própria saúde, prevenção de doenças e processos de cura de desequilíbrios pelos quais estejam passando.”, Relata Alexandre Bastos.
O Qi Gong é uma ferramenta para cultivar e equilibrar a energia vital, conhecida como "Qi", dentro do corpo. Isso não só promove uma saúde física, mas também acalma a mente, e por isso cria uma sensação geral de bem-estar. Nas tarefas diárias, a prática do Qi Gong pode ajudar a desenvolver uma maior atenção plena e foco, além de aprimorar a percepção de posturas físicas e movimentos corporais no dia a dia.
O Setor Saúde e Cura da Comunidade-Luz Figueira incentiva cada um a encontrar seu próprio ritmo de prática diária, além dos dias de atividade coletiva, para que possam fazer a experiência pessoal e aprofundar em seus benefícios.