Categoria: Educação, arte e cultura
A Comunidade-Luz Figueira abriu seu estúdio de gravação, no último dia 13 de abril, para receber os alunos do Projeto Sons da Cachoeira, que além de conhecerem a Comunidade-Luz, também tiveram a oportunidade de experienciar pela primeira vez um ambiente de estúdio.
Ao chegarem na Comunidade-Luz os jovens visitaram a área do labirinto de F2 e, em seguida, o residente Hernan Miranda, um dos coordenadores do Setor Cânticos, apresentou-lhes o estúdio, sua estrutura e equipamentos. Após alguns exercícios musicais, os alunos puderam participar da gravação de duas músicas no estúdio. O trabalho durou cerca de 3 horas e se encerrou por volta do meio-dia com um lanche de despedida.
“Foi com grande alegria que tivemos a oportunidade de oferecer a sala do Coral, que é o nosso templo, onde ensaiamos e gravamos, para eles terem essa experiência de fazer a gravação de duas músicas... O fato deles chegarem à Figueira, de entrarem nesse espaço especial que foi consagrado ao trabalho com o som, foi muito especial, para nós e para eles” – comentou Hernan, um dos coordenadores do Setor Cânticos e residente da Comunidade-Luz.
O coordenador musical do Projeto, Marcelo Mafili, que também já foi coordenador do Setor Cânticos da Comunidade-Luz, falou sobre a proposta dessa experiência de levar os alunos do Projeto ao estúdio de gravação:
“Acreditamos que isso tem um valor muito grande, não só o valor estético do resultado que a gente consegue atingir gravando uma música num espaço tão bem desenhado para fazer o musical, mas também o valor de ter um contato conceitual e filosófico com a Comunidade Figueira. Ou seja, a proposta de acolhimento desses alunos, a proposta de organização do espaço, a presença dos monges... então, esses alunos terem contato com isso, eu acredito que é uma forma de fortalecer um caminho não só intelectual, cultural, social, mas também dar referência para que eles possam se desenvolver e crescer como seres humanos.”
O Projeto Sons da Cachoeira nasceu em abril de 2023, com a proposta de oferecer, gratuitamente, a experiência da prática de música em conjunto para crianças e jovens da cidade de Carmo da Cachoeira/MG. O Projeto, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal e do Setor Cânticos da Comunidade-Luz Figueira, hoje atende a cerca de 80 alunos que estudam técnicas de violino, violoncelo, contrabaixo acústico, violão, viola caipira e canto coral.
Os vídeos com as músicas gravadas no estúdio da Comunidade-Luz estarão disponíveis no canal do Youtube do Projeto Sons da Cachoeira.
As aulas e ensaios são realizados na sede do Projeto, na Rua Purcina Campos Reis, 162 - Carmo da Cachoeira/MG. Quem se interessar em ter mais informações a respeito, pode entrar em contato através do e-mail: sonsdacachoeira@gmail.com