Categoria: Educação, arte e cultura
Entre os dias 5 e 17 de abril, a equipe pedagógica e a gestão da Escola Parque Tibetano participaram de um seminário vivencial intitulado “Sete Encontros, Sete Pétalas, Sete Cores”, um Seminário de Introdução à Pedagooogia 3000 e à Escola das 7 Pétalas, com enfoque Gestáltico e Sistêmico. O curso foi ministrado por Silvana Guerrero, artista plástica, professora e facilitadora da Pedagooogia 3000, 4000 e 5000, e co-fundadora da "Escuela Generativa Semilla" (em San Luis, Argentina), juntamente com Ivy, residente da Comunidade-Luz Figueira e psicóloga gestáltica.
A programação contou com várias atividades vivenciais que forneceram à equipe da escola ferramentas para a construção de propostas didáticas que abranjam o desenvolvimento integral do ser e os diversos tipos de inteligências humanas.
Assinalando a importância do autocuidado, todos os encontros foram iniciados com práticas respiratórias e aquecimento corporal. Depois, cada tema foi trabalhado por meio de ferramentas artísticas que proporcionaram um mergulho no autoconhecimento, sob o princípio do Isomorfismo Gestáltico: o grupo construiu mandalas, fantoches, colagens, diversas peças artísticas. Após a construção, o autor de cada obra contemplava por um tempo sua criação, observando o que esta lhe transmitia.
O Seminário também apresentou ferramentas para a resolução de conflitos, baseadas na Comunicação Assertiva e Não Violenta, conhecimento de grande utilidade no contexto escolar atual. “Se sou preciso ao escutar-te, te conhecerei, se sou preciso ao falar-te, me compreenderás” (Fritz Perls) – declarava um cartaz exposto na parede do salão. Utilizando a teatralização como ferramenta para “Dar-se conta”, o grupo realizou atividades teatrais representando situações de conflito, e juntos buscaram soluções para sua resolução.
Os encontros culminaram com a apresentação da Escola das 7 Pétalas, uma metodologia pioneira que busca a integração de todos os aspectos da consciência humana: o desenvolvimento nos campos físico, cognitivo articulado, social e multicultural, estético, ecológico, produtivo e pessoal. Com o olhar holístico do ser humano integral, a equipe foi formada para desenvolver projetos escolares que perpassem todos esses campos.
As atividades também ajudaram a fortalecer a unidade entre os membros da equipe. “O Seminário trouxe para mim uma sensação de unidade como corpo docente, e uma alegria por compartilhar dessa missão que é fazer a nova escola despontar” – Compartilhou Manuela Menezes, professora de Ciências da Escola Parque Tibetano.
“Foi o início de um processo criativo e colaborativo que possibilita aos estudantes experimentar a aprendizagem de uma forma atualizada e em sintonia com sua essência e seus dons, nestes tempos de novos desafios. Agradecida e comprometida em seguir acompanhando esta grande equipe da Escola Parque Tibetano.” compartilha Silvana Guerrero.
Assim, o seminário possibilitou uma ampliação do olhar educacional e formativo. A equipe da Escola Parque Tibetano finalizou a jornada formativa renovada pelo conhecimento contatado, e com uma grande missão pela frente: aprofundar na construção e fazer florescer uma educação que acolha e desenvolva ainda mais as diversas potencialidades humanas.
A Escola Parque Tibetano faz parte dos serviços oferecidos pela Casa Luz da Colina, filiada à Fraternidade - Federação Humanitária Internacional (FFHI). Não realiza cobrança de mensalidade, sendo sustentada por doações espontâneas e pela organização de eventos realizados pelas famílias.
Você pode apoiar a sustentação da escola! Entre em contato conosco:
(35) 99700-3049 - Joana
(35) 99860-9727 - Simone
Conheça mais:
Siga-nos no Instagram: @escolaparquetibetano
Página no Facebook: Escola Parque Tibetano
Assista nossos vídeos:
Apresentação Escola Parque Tibetano
Nossa Escola Florescendo