Categoria: Educação, arte e cultura
No dia 15 de abril, o Jardim Parque Tibetano iniciou as atividades em sua nova sede, na rua Dr. Veiga Lima, 164, na cidade de Carmo da Cachoeira-MG. A educação infantil passa a funcionar agora em um ambiente físico separado da Escola Parque Tibetano, que continua ministrando o ensino fundamental. A mudança aconteceu devido à necessidade de adequação estrutural do jardim às novas exigências de segurança do Corpo de Bombeiros para a renovação de sua permissão de funcionamento.
Com as obras necessárias para a reforma da nova sede sendo finalizadas apenas às vésperas da inauguração da escola, foi necessário um grande esforço de todos os voluntários que apoiaram o projeto e se dedicaram incansavelmente, dia e noite, à preparação do novo espaço para receber as crianças.
E o resultado parece que agradou os pequeninos. Os vários ambientes da nova escola foram rápida e animadamente explorados pelas crianças assim que chegaram para o seu primeiro dia de aula. Aos poucos, cada um foi encontrando o seu ambiente favorito e se acomodando aqui e ali. Apesar da mudança ter sido realizada por motivos técnicos e legais, o resultado acabou sendo benéfico também para os alunos, que agora contam com um espaço bem mais amplo. Com três salas disponíveis para as crianças, a ideia do corpo pedagógico é criar ambientes temáticos, que seriam utilizados conforme a atividade proposta em cada momento: brinquedoteca, biblioteca, sala de descanso, marcenaria, artes manuais...
A coordenadora pedagógica da escola, Irmã Inmaculada Concepción, monja da Ordem Graça Misericórdia e educadora há mais de 20 anos, falou um pouco sobre a linha pedagógica da escola: “Adotamos aqui várias tendências pedagógicas, que estão passando por uma síntese em nós. Trazemos a pedagogia de projetos, a metodologia proposta por Montessori, trabalhamos com a pedagogia de emergência e com a pedagogia da natureza – pois é um contato muito necessário para nós esse vínculo das crianças com a natureza. E a pedagogia Waldorf, ela também traz uma linha que nos interessa muito, porque traz uma síntese de como realizar um trabalho que considere a alma, esse trabalho anímico é a base fundamental de toda a nossa tarefa (com as crianças).”
O jardim atende atualmente a oito crianças, de 3 a 6 anos de idade, e há mais duas na lista de espera para ingresso. A escola é colaborativa, ou seja, o trabalho é majoritariamente voluntário e não há cobrança de mensalidades, mas é solicitado às famílias que contribuam da forma que puderem para o seu funcionamento. “Não há cobrança de mensalidades, mas tem necessariamente essa troca de investimento humano: com recursos financeiros, ou com recursos lúdico/pedagógicos, ou com ajuda na limpeza, na manutenção, ou ajuda para buscar Semeadores” – explica Irmã Inmaculada.
O Jardim Parque Tibetano, através do programa Lançando Sementes, busca o apoio de todos aqueles que se identificam com o propósito da escola de criar um espaço especial para a infância, e que desejam contribuir para a manutenção e expansão de seu trabalho. São chamados de Semeadores. Todos os que sentirem o impulso de colaborar financeiramente com a escola, podem fazê-lo através do link: Tornar-se um Semeador.
Quem quiser mais informações sobre o trabalho do jardim ou contribuir de outras formas, pode entrar em contato através dos telefones (também Telegram e Whatsapp) 35 99700 3049 e 35 99857 8776, ou através do e-mail escolaparquetibetano@gmail.com