Pular para o conteúdo principal
Acampamento “Por Amor aos Reinos da Natureza” é um intercâmbio inédito entre Comunidade-Luz Figueira, Escola Parque Tibetano e Grupo Escoteiro União

Categoria: Educação, arte e cultura

Celebrando uma parceria inédita, a Comunidade-Luz Figueira, a Escola Parque Tibetano, ambas localizadas em Carmo da Cachoeira - MG, e o Grupo Escoteiro União, de Três Corações - MG, realizaram um acampamento com 40 crianças de 09 a 14 anos, nos dias 1º e 2 de julho de 2023. O tema principal foi: “Por amor aos Reinos da Natureza”, a integração dos seres humanos com o meio-ambiente.

O acampamento ocorreu nas Terras da Irmandade, uma das áreas da Comunidade-Luz. A programação foi toda organizada em parceria. Os escoteiros e professores desenvolveram atividades lúdicas para as crianças trabalharem em equipe e ainda trouxeram reflexões sobre as relações humanas com os outros reinos da natureza e a importância de perceber esta integração.

O movimento educacional de escotismo surgiu na Inglaterra, em 1907, com o militar Robert Baden-Powell e tem como objetivo formar cidadãos responsáveis, solidários e líderes a serviço do próximo.

Já a Escola Parque Tibetano, oferece uma educação viva, que promove a cultura da paz, com foco na formação integral do ser, para isso tem uma metodologia própria, com uma síntese de diferentes linhas pedagógicas.

A terceira parte desta parceria é a Comunidade-Luz Figueira, filiada a Fraternidade – Federação Humanitária Internacional, que além de um centro espiritual, é uma escola de vida e formação, onde é incentivada a prática do amor desinteressado e do serviço à humanidade e ao meio-ambiente.

O acampamento reafirma uma parceria que surgiu em 2019, quando iniciou-se a aproximação e um Seminário de Espiritualidade foi pensado, no qual a Comunidade-Luz iria sediar o encontro de Escoteiros de Minas Gerais, unindo conhecimentos e práticas; entretanto os planos não se realizaram naquela oportunidade devido a pandemia.

Robinson Gomes Cezarini é diretor presidente do Grupo Escoteiro União, que já existe desde 1954. Ele percebe que as bases educacionais da Escola e os princípios da Comunidade-Luz conversam harmonicamente com os valores que os escoteiros trazem, principalmente em relação à integração com a natureza e o objetivo de preparar os jovens para a vida adulta a partir da fraternidade.

Nesta integração de propósitos, Evandro Leite, chefe dos escoteiros e professor da Escola, destacou que “as nossas crianças aprenderam com os escoteiros e os escoteiros aprenderam com as nossas crianças”. Os escoteiros vivem, em sua maioria, na cidade e puderam trocar experiências com os participantes da Escola e da Comunidade-Luz, cuja maioria tem vivência na área rural.

Foi neste diálogo educacional que o acampamento aconteceu, onde os jovens e crianças puderam viver muitos aprendizados através do lúdico e da integração com os diferentes reinos da natureza. A parceria continua e os próximos encontros já estão sendo planejados.

Notícias e artigos relacionados